sexta-feira, 25 de maio de 2007

Mania de CPF

CPF deveria ser um número que só interessa ao governo. Número de pagamento de impostos por parte do contribuinte e pagamento de benefícios por parte do governo. Aqui no Brasil o assunto ficou ridículo - pede-se CPF para TUDO. Pede-se CPF sem razão, ou mesmo quando um outro documento deveria resolver o assunto. CPF virou documento de identidade quando não o deveria ser, e parece que ninguém mais se importa.

Alguns exemplos de pedidos desnecessários de CPF:

1. Dois anos atrás fui comprar um fogão para minha mãe. Iria pagar em dinheiro, e o sujeito da loja me pediu o CPF. "Por quê?" perguntei eu. "Porque senão o computador não aceita" , respondeu os sujeito. Uai, até onde sei não é o computador que deve gerar processos... bom, indignado fui comprar o fogão em outro lugar. Acho que hoje já não conseguiria encontrar outro lugar. :-(

2. O mais ridículo aconteceu agora. Vou ficar no Brasil mais tempo, então habilitei um celular -- na verdade, minha irmã o habilitou e eu o estou usando. O celular é da Vivo e lá na página deles existe um serviço chamada "Torpedo Web" -- uma maneira de se mandar mensagens de texto para o telefone usando a página da Vivo na web.
Ótimo, assim as pessoas do Canadá podem entrar em contato comigo, pensei ingenuamente.
Qual não foi a minha surpresa... as pessoas que queiram enviar e-mails precisam cadastrar-se... e claro, inserir seu CPF. Por que cargas d'água é preciso do CPF para mandar uma ^%$#&^% de mensagem! RIDÍCULO!
Telefonei para a Vivo explicando que seriam colegas que moram no Canadá que enviariam os e-mails e de novo a mesma resposta -- o processo (ou o computador) não permite. Claro, amigos canadenses não têm CPF e não poderão usar o serviço. Mas o que me espanta é a exigência do mesmo em uma B%$#@ de servicinhi sem importância.
Passei numa loja da Vivo. Não solucionaram o problema e o rapaz ainda afirmou: "Provavelmente eles querem é vender-lhe alguma coisa". Quiquiéisso! Além de dar o meu CPF ainda vão mandar spam! Peloamordedeus! Tamosperdidos!

3. Para terminar, fui enviar um pacote para minha irmã. Novamente, impossível fazê-lo sem o CPF.

A exigência de CPF para prestação de qualquer serviço deveria ser combatida. É excesso de informação e invasão de privacidade, mas infelizemente parece que o assunto é corriqueiro no Brasil e ninguém dá bola. O bicho vem até impresso claramente nos talões de cheque. Uma pena.

Um comentário:

Nighto disse...

Realmente, essa exigência é um tanto quanto controversa, mas eu tenho uma suspeita para sua existência - as carteiras de identidade não seguem um padrão (ifp, detran, para cada estado), já o cpf, sim.